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Orixá Ibeji

Divindades ligadas ao culto de Xangô e Oxum.

Ibêji são entidades cultuadas no batuque do Rio Grande do Sul, como entidades gêmeas que formam um único orixá, permanentemente duplo, formado por entidades distintas, que coexistem, representando o princípio básico da dualidade. São orixás crianças. Seu assentamento é feito em imagens esculpidas em madeira.

São orixás de grande prestígio em todos os cultos afro-brasileiros. A maior homenagem aos Ibêji consiste em uma mesa (toalha arreada no chão), na qual se serve somente crianças com até sete anos de idade. A à elas são servidos uma canja feita com as aves sacrificadas aos orixás Ibêji, doces, frutas, balas, pirulitos, em fim todas guloseimas que as crianças adoram.

As cores dos Ibêji são variadas, menos o preto; seu sincretismo é com São Cosme e São Damião.

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Ervas de Axé: A folha tem uma importância vital para o povo do santo, sem ela é impossível realizar qualquer ritual, dai existe um termo corriqueiro do povo do santo que diz: ko si ewe, ko si Orixa ou seja, (sem folha não existe Orixá). Todas as folhas possuem poder, mas algumas têm finalidades específicas

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Ervas Sagradas dos Orixas:   Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as Ervas Sagradas dos Orixas. Ao longo da história, o mundo das plantas tem testemunhado todo tipo de lendas e especulações. Desde suas origens mitológicas até suas aplicações mágicas, as plantas têm sido utilizadas pelo homem com finalidades variadas: curar tristeza, espantar energias negativas

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Classificação das Ervas no sistema Ioruba No culto à Ossaim, os vegetais são incluídos dentro de um sistema de classificação. Sendo os Orixás representações vivas das forças da natureza, as folhas a eles tribuidas, no contexto litúrgico, associam-se, consequentemente, aos elementos que estão ligados. Os vegetais estão ligados aos quatro elementos sendo, ewè Afééfé folhas do ar (vento); as Ewé Inón

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