Ossain entrega uma folha para cada Orixá:


Ossain, filho de Nanã e irmão de Oxumarê, Euá e Obaluayê, era o senhor das folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e o mistério da vida. Todos os orixás recorriam a Ossain para curar qualquer moléstia, qualquer mal do corpo. Eles dependiam de Ossain na luta contra a doença. Todos iam à casa de Ossain oferecer seus sacrifícios. Em troca Ossain lhes dava preparados mágicos: banhos, chás, infusões, pomadas, abô, beberagens.

Curava as dores, as feridas, os sangramentos; as disenterias, os inchaços e fraturas; curava as pestes, febres, órgãos corrompidos; limpava a pele purulenta e o sangue pisado; livrava o corpo de todos os males.

Um dia Xangô, que era o deus da justiça, julgou que todos os Orixás deveriam compartilhar o poder de Ossain, conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura. Xangô sentenciou que Ossain dividisse suas folhas com os outros Orixás.

Ossain negou-se a dividir suas folhas  com os outros Orixás. Então que Xangô ordenou que Iansã soltasse o vento e trouxesse ao seu palácio todas as folhas das matas de Ossain para que fossem distribuídas aos Orixás. Iansã fez o que Xangô determinara. Gerou um furacão que derrubou as folhas das plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Xangô. Ossain percebeu o que estava acontecendo e gritou: “Euê Uassá!”.

oya_e_ossaim

                                                                                     “As folhas funcionam!”

Ossain ordenou às folhas que voltassem às suas matas e as folhas obedeceram às ordens de Ossain. Quase todas as folhas retornaram para Ossain. As que já estavam em poder de Xangô perderam o Axé, perderam o poder da cura.
O Orixá Rei, que era um orixá justo, admitiu a vitória de Ossain. Entendeu que o poder das folhas devia ser exclusivo de Ossain e que assim devia  permanecer  através dos séculos. Ossain, contudo, deu uma folha para cada Orixá, deu uma euê para cada um deles. Cada folha com seus axés e seus efós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais as folhas não funcionam. Ossain distribuiu as folhas aos orixás para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as ervas, mas os segredos mais profundos ele guardou para si. Ossain não conta seus segredos para ninguém, Ossain nem mesmo fala. Fala por ele seu criado Aroni. Os Orixás ficaram gratos a Ossain e sempre o reverenciam quando usam as folhas.     

BLOG

Ervas de Axé

Ervas de Axé: A folha tem uma importância vital para o povo do santo, sem ela é impossível realizar qualquer ritual, dai existe um termo corriqueiro do povo do santo que diz: ko si ewe, ko si Orixa ou seja, (sem folha não existe Orixá). Todas as folhas possuem poder, mas algumas têm finalidades específicas

Ervas Sagradas dos Orixás

Ervas Sagradas dos Orixas:   Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as Ervas Sagradas dos Orixas. Ao longo da história, o mundo das plantas tem testemunhado todo tipo de lendas e especulações. Desde suas origens mitológicas até suas aplicações mágicas, as plantas têm sido utilizadas pelo homem com finalidades variadas: curar tristeza, espantar energias negativas

Classificação das Ervas no sistema Ioruba​

Classificação das Ervas no sistema Ioruba No culto à Ossaim, os vegetais são incluídos dentro de um sistema de classificação. Sendo os Orixás representações vivas das forças da natureza, as folhas a eles tribuidas, no contexto litúrgico, associam-se, consequentemente, aos elementos que estão ligados. Os vegetais estão ligados aos quatro elementos sendo, ewè Afééfé folhas do ar (vento); as Ewé Inón

Continue lendo nosso Blog...

Rolar para cima